Magnum Fotos
- giovannasabbag
- 29 de mai. de 2017
- 1 min de leitura

No cenário pós-guerra europeu, no ano de 1947, um grupo de quatro fotógrafos composto por Robert Capa, Henri Cartier-Bresson, David Seymour e George Rodger se uniram para criar um modelo de trabalho independente dos grandes jornais e fundaram a agência de fotografias Magnum. Eles pegavam trabalhos e dividiam entre si, se ajudando e colaborando pra que suas fotos fossem valorizadas em conjunto: em vez de um fotógrafo pegar um trabalho, a Agência pegava o trabalho, e os melhores fotógrafos pra cada missão eram escolhidos, gerando assim as melhores fotos sobre cada assunto em cada lugar do mundo.
A criação da Magnum foi uma revolução. Numa época onde a fotografia era a responsável por fazer todo mundo ver o que acontecia fora da sua cidade, através de matérias fotojornalísticas, ter um grupo de fotógrafos conhecidos negociando o valor das suas fotos e, mais do que isso, gerenciando quem faria as fotos, e como elas seriam feitas, agitou o mercado.

A história da agência se mistura a história de seus fotógrafos, e vice-versa. Cada fotógrafo que fez parte da Magnum deixou sua marca na organização, assim como ela marcou a carreira de todos que passaram por lá. Até hoje o privilégio de pertencer a esta agência é dada a poucos. Os processos de seleção foram, desde a fundação, bastante pesados e o número de vagas bastante restritas.
Estudar a vida da Magnum é estudar a história da fotografia. Acompanhar seus fotógrafos é acompanhar o que há de melhor na fotografia mundial. (Fonte: queimandofilme.com)
Comments